ATRAÇÕES & ATIVIDADES
LAZER
Jogos de mesa: baralho, dama, xadrez, gamão, dominó, etc.
Jogos ao ar livre: empinar papagaio, bem-te-altas, rede para peteca, etc.
Observação de pássaros nativos.
Observação do mapa estelar (necessário levar instrumentos e algum conhecedor do assunto; melhores meses em abril a julho).
PASSEIOS
A classificação abaixo considerou uma estimativa de tempo dos percursos realizados a pé.
Categoria leve
Afloramentos rochosos: Esta composição geobotânica é vizinha à pousada, local onde encontramos afloramentos rochosos compostos com plantas típicas de "campo rupestre".
Passeio muito interessante, pois, devagar vamos observando tanto os afloramentos com variações estéticas entre as pedras e os diversos tipos de plantas, musgos, répteis, insetos e pássaros. Além do lindo visual panorâmico que, à medida que subimos a montanha, observamos do vale da pedra do elefante. Não esqueça a máquina fotográfica!!!
Tempo estimado: " a gosto do freguês... "
Próximo da pousada, a pé chegamos num riacho de águas cristalinas onde tem um belo "poção", com cerca de 20 mts sob a copa das árvores da mata ciliar, com a profundidade atingindo em alguns pontos até 2,5 mts, água sempre fria. A jusante do poção, lapas de pedra convidam para o descanso e meditação ao som das cascatinhas e bacias de hidromassagem. Tempo estimado: 20 minutos
"Jardim de Deus": Voltando até o km 112 (marcação no asfalto) por dentro do terreno, passando pela antiga estrada de terra de 1926, chega-se a uma ponte. A partir daí subindo o riacho vamos nos encantando com as diversas floradas , típicas de campos rupestres, e saboreando as águas deste riacho e um belo visual. Dai o nome "Jardim de Deus" dado pela artista plástica Cristina Brandão quando da sua primeira visita ao local. Tempo estimado: 30 minutos até a ponte na estrada antiga.
Fazenda Palácio: Fazenda antiga, fundada pelo irlandês Mr. Davis no século IXX. Recuperada pelos atuais proprietários, preservando suas características básicas e seu estilo. Necessário solicitar autorização para a visita
Tempo estimado: 30 minutos
Cachoeira do Palácio: Conhecida cachoeira dos estudantes belorizontinos nas décadas de 60-80 para seus acampamentos. De tamanho pequeno, mas singela e de acesso confortável com um belo visual durante o passeio. Para a visita é necessária autorização dos atuais proprietários que não permitem acampamentos no local.
Tempo estimado : 30 minutos
Categoria média
Pedra do elefante: Denominação nova (2000) da "lapa vermelha" no contraforte do palácio, pela lembrança de um elefante "deitado" ou " passando por trás". A denominação de lapa vermelha vem da coloração que ela adquire durante o por do sol.
Bonito, muito bonito! A visão mais próxima nos impressiona. Lá temos umas poucas inscrições rupestres e na mata ciliar uma pequena e singela cachoeirinha, "só pra dois". O visual do passeio também é muito bom. Tempo estimado (ida): 1 hora
Cachoeira do grotão:
Próximo ao asfalto, há uns dois km da pousada, no caminho que leva ao Juquinha, temos acesso a uma cachoeira particular, com sete quedas, sendo a maior com um belo poço que permite boas braçadas e um ducha legal.
Ao chegar na propriedade , o trecho médio exige um pequeno esforço de subida. Para quem não quer ir muito longe e ficar mais isolado do movimento é uma boa opção. É necessário ter autorização do Pouso do Elefante para ter acesso. Tempo estimado: 5 minutos (de carro), 30 minutos a pé.
Juquinha: A estátua do Juquinha dista da pousada cerca de 5 km pelo asfalto, próximo à entrada da cachoeira da capivara. É um ponto de visita obrigatório, "não se conhece a serra do cipó sem visita-la". Lá, temos um lindo visual e impregnamo-nos com um pouco do ambiente vivido pelo Juquinha nos campos rupestres.
É um bom local para curtir o por do sol.
Tempo estimado: 10 minutos (de carro), 1 hora a pé.
Cachoeira da capivara: É uma das mais belas cachoeiras da Serra do Cipó. Com um bom volume de água, tem duas grandes quedas e seus respectivos poços, de bom tamanho para nadar e com duchas. A trilha de acesso nos propicia um lindo visual com variadas floradas das plantas de campos rupestres, afloramentos rochosos com musgos, répteis e insetos típicos.
O local tem pouca sombra sendo necessário levar protetor solar.
Tempo estimado: 10 minutos de carro até a entrada, depois 30 minutos na ida e 40 minutos para volta (subida).
Categoria pesada
Travessão (*): É uma rara formação geológica que compreende duas montanhas ligadas por uma terceira, um penhasco, tipo uma "ponte”. Sendo que de cada lado desta "ponte" tem uma nascente. De uma lado pode-se ver a bacia do Rio Doce e do outro a bacia do Rio São Francisco. É simplesmente maravilhoso! O caminho até lá também é algo de grande prazer visual, com belas paisagens e plantas e flores. No caminho tem uma pequena cascatinha para refrescar e descansar. Tempo estimado: 4 a 6 horas (ida e volta).
Cachoeira do congonhas (*): É um belo passeio até a cachoeira com belas paisagens, plantas e flores. Tem vários poços e duas boas quedas d’águas, com duchas. Sua formação é irregular distribuindo os banhistas que frequentam o local. A partir da cachoeira é possível chegar até o pé da serra, com mais duas horas de caminhada. Tempo estimado: 4 a 6 horas (ida e volta)
(*) Estes dois locais estão dentro do PARQUE NACIONAL DA SERA DO CIPÓ e, portanto, estão sob as regras de visitação do IBAMA-CIPÓ (colocar aqui link com o site do IBAMA)
Cachoeira da Serra Morena: Conhecida como "cachoeira do sr. Cornélio" é hoje uma pousada, restaurante e camping. Pode-se frequentar só a cachoeira pagando uma taxa para ter acesso. A cachoeira é uma das mais bonitas, com variedade de cascatas, poços, prainha, boas duchas e uma bonita queda dágua em seu maior poço.
Distante 10 km da pousada, com 5 km de terra, chegando de carro bem próximo aos locais de banho. Existe uma trilha para ir a pé, mas ainda estamos fazendo o reconhecimento. Tempo estimado (de carro): 30 minutos.
ATIVIDADES
Além dos passeios e eventos, podemos propiciar condições para atividades de diversos tipos de grupos, tais como: biodança, yoga, tai-chi-chuan, excursão de escolas para estudos de biologia, grupos de pesquisadores, oficina de artes plásticas (desenho, pintura, cerâmica, peerformace, etc), eventos musicais, etc.