Clima
O Parque Nacional da Serra do Cipó e o distrito mais próximo, Serra do Cipó, carecem dos instrumentos necessários para o levantamento de dados básicos de climatologia.
Os dados disponíveis são obtidos nas estações climatológicas de Conceição do Mato Dentro e de Lagoa Santa, distantes aproximadamente 30 km e 40 km, respectivamente, da UC.
Deve-se considerar que diversos aspectos climáticos variam em consequência do relevo bastante escarpado e ondulado ao longo de um gradiente atitudinal de 800 a 1670 metros e do funcionamento da serra como um divisor de águas entre os rios Doce e São Francisco.
O clima da Serra do Cipó é do tipo tropical de altitude com verões frescos do tipo Cwb e estação seca bem pronunciada, segundo Köppen ( 1931). Enquadra-se no tipo de bioclima denominado de sub-tropical moderado úmido, que devido à estação seca bem marcada, apresenta um déficit hídrico anual que pode chegar a 60 mm.
As temperaturas médias anuais oscilam entre 17º e 18.5º C e as precipitações médias entre 1.450 e 1.800 mm, provocando uma evapotranspiração potencial anual de 700 a 850 mm.
Dados meteorológicos obtidos na estação de Conceição do Mato Dentro indicam uma temperatura média anual de 21.2ºC e precipitação média anual de 1.622 mm (CETEC 1982).
Temperaturas média, máxima e mínima. Precipitação total e número de dias chuvosos por mês, de janeiro de 1971 a dezembro de 1990 obtidos no 5º Distrito de Meteorologia de Minas Gerais em Conceição do Mato Dentro, MG.
Fonte: IBAMA - Parque Nacional da Serra do Cipó