Serra do Cipó - História
O interesse pela área abrangida pela Serra do Cipó iniciou-se com os bandeirantes e depois com os naturalistas. Os primeiros cruzaram o local, anteriormente conhecido como Serra da Vacaria, em direção ao nordeste de Minas Gerais em busca de riquezas, atingindo a antiga Vila do Serro do Frio, atual Município do Serro e o Arraial do Tejuco, hoje Diamantina (Fernandes et al. 1998).
A beleza única de suas plantas, animais, escarpas e cachoeiras já chamava a atenção desde o tempo das viagens dos grandes naturalistas como o barão Langsdorff, Peter Wilhelm Lund, Eugene Warming, J. B. Spix e C. F. P Von Martius há quase dois séculos atrás (Barreto 1935. Menezes & Giuliette 1986. Fernandes et al. 1998).
O processo de criação de uma área de preservação iniciou-se em 1975 com a criação do Parque Estadual da Serra do Cipó, com uma área de 27.600 hectares. Em outubro de 1981, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF instituiu uma comissão para estudar a viabilidade de transformar o Parque Estadual em Parque Nacional. Em 25 de setembro de 1984, quando já haviam sido adquiridos 14.400 hectares, foi publicado no Diário Oficial da União a criação do Parque Nacional da Serra do Cipó.